Um espaço de informação para os FEIRANTES das Beiras

18
Dez 09

              Os feirantes que desejarem pagar o terrado da feira de Oliveira de Frades em prestações podem realiza-lo sem ter que apresentar a garantia bancaria. Esta foi a principal conclusão saida da reunião da Associação de Feirantes das Beiras com o Dr Luis Vasconcelos,  Presidente da Camara Municipal de Oliveira de Frades realiza-da no dia 17 de Dezembro 2009.

              Outra das conclusões tem a ver com o preço do terrado que é 0.33 € por metro quadrado e que a Camara Municipal de Oliveira de Frades está disponivel para baixar se os feirantes colaborarem na recolha de lixo e não deixarem lixo no final da feira no recinto.

               Foi ainda abordada a situação dos feirantes de bacalhau e frutas que necessitam de electricidade e água e foi-nos afirmado por o Sr. Presidente que num espaço curto de tempo entre ( 3 a 6 meses) esta infre-estruturas seram implantadas no recinto da feira de Oliveira de Frades. 

               A Associação de Feirantes das Beiras agradece desde disponibiliddae do Sr Presidente Camara Municipal de Oliveira de Frades em acolher as revindicações dos feirantes que realizam a feira de Oliveira de Frades ajudando a ultrapassar o impasse que nos ultimos meses preocupava muitos feirantes, subretudo no problema da garantia bancaria.

 

Delfim Almeida

publicado por afeirantesdasbeiras às 10:36

19
Nov 09

           A Associacão de Feirantes das Beiras solicitou a Camara Municipal de Viseu a realização da feira semanal de Viseu nos dias 1  e 8 de Dezembro, ambos dias feriados  e a solicitação foi aceite.

          A realização da feira semanal de Viseu nos dias 1 e 8 Dezembro duas terças-feiras dia habitual da feira é uma dupla oportunidade para os feirantes e clientes das feira.

          Os feirantes ficam satisfeitos porque a esperança de melhores negocios junto do Natal renasce e os clientes da feira porque assim tem mais tempo disponivel para irem a feira sem a pressão habitual se ser um dia de trabalho pois o dia 1 e 8 são dias feriados.

          A Associação de Feirantes das Beiras em nome dos feirantes que realizam a feira semanal de Viseu manifesta a Camara Municipal de Viseu o seu agradecimento.

          São gestos como este entre outros que podem ajudar alevar mais clientes a feira e ajudar a melhorar os negocios.

 Delfim Almeida
publicado por afeirantesdasbeiras às 15:03

A Associação de Feirantes das Beiras enviou para a Provedoria de Justica uma queixa contra a Camara Municipal de Trancoso devido ao elevado valor dos juros por atraso de pagamento.

A Provedoria de Justiça respondeu a Associacao de Feirantes das Beiras em 23 de Outubro do corrente ano "Vai agora proceder-se a instrucao do processo, da qual vos sera opurtanamente dada informacao".

Vamos ficar a espera da resposta da provedoria.

As camara municipais seja de Trancoso ou de outro qualquer concelho nao podem ficar impunes e impor a lei a sua maneira.

Delfim Almeida

publicado por afeirantesdasbeiras às 14:49

23
Set 09

        A Associação de Feirantes das Beiras já enviou um protesto a Câmara Municipal de Trancoso por não estar a cumprir a lei 42/2008 de 10 de Março, obrigando os feirantes ao pagamento de 50% de juros quando pagam fora de prazo. Esta situação foi também comunicado ao Sua Excelência o Provedor de Justiça, pois é indigno de um PORTUGAL DEMOCRÁTICO que uma câmara municipal se recuse a cumprir a lei obrigando os feirantes a pagar juros não previsto na lei.

Basta de prepotências das câmaras municipais, cumpram a lei e já basta a crise nos negócios e ainda castigam os feirantes com juros de 50%.

Basta !

Delfim Almeida - Associação de Feirantes das Beiras

publicado por afeirantesdasbeiras às 09:39

03
Set 09

          O espaço da feira semanal de Viseu volta  a estar no centro das atenções, antes mudava para um espaço requalificado através do programa POLIS e agora volta a ficar do lugar habitual segundo decidiu a Camara Municipal de Viseu.

          Seja em que espaço for os feirantes e os clientes da feira tem direito a um espaço requalificado e moderno digno do século XXI onde não podem faltar:

- Espaço requalificado sem obstruções de espaço para por exemplo entrar dentro da feira uma ambulância ou o feirante sair quando a hora lhe permitir e não quando o vizinho tirar os ferro do meio da rua.

- Um piso digno de uma feira moderna e não apenas uma amostra de alcatrão e toutvenant e muito pó no Verão e lama no Inverno.

- Ponto de electricidade e água para acabar com os geradores para os vendedores de bebida e de bacalhau entre outros.

- Novos WC de forma  dar dignidade aos feirantes e clientes da feira.

- Mais pontos de recolha de lixo de forma a evitar a má imagem da feira semanal de Viseu que em dias de vento fica mal na fotografia.

        Se estas condições foram cumpridas aos feirantes pouco importa estarem de um lado ou do outro da estrada da circunvalação.

        Neste dia em que escrevo o espaço para onde se iria mudar representa o século XXI e o espaço onde a feira se realiza representa o século XX.

        A feira semanal de Viseu tem que ser a imagem da cidade de Viseu e não um canto dessa mesma cidade que se tenta esquecer e apenas se lembram da feira quando os sacos plásticos voam para os quintais dos vizinhos.

        Uma feira semanal de Viseu em espaço do século XXI e bem vinda de um lado ou de outro da estrada da circunvalação.

         A Associação de Feirantes das Beiras vai estar muito atenta aos dias que se seguem no sentido de saber se ficamos no século XX ou mudamos para o século XXI.

        Delfim Almeida

 

publicado por afeirantesdasbeiras às 15:18

17
Jun 09

A Associação de Feirantes das Beiras nos últimos dias reuniu com as Câmaras Municipais de Nelas, Seia, Mangualde, Penalva do Castelo no sentido de encontrar soluções para os problemas das feiras dos respectivos municípios.

No município de Nelas o problema prende-se com a feira de Canas de Senhorim que está em vias de mudança mas a entidade gestora a Junta de Freguesia de Canas de Senhorim está a cometer um serie de erros que é preciso evitar. Da reunião na Câmara Municipal de Nelas ficou agendada uma reunião no local de forma a resolver os problemas surgidos.

No município de Seia, da reunião com a Câmara Municipal de Seia surgiu a proposta de se realizar um inquérito aos feirantes da feira de Seia sobre a solução para as duas semanas que a feira de Seia vai estar interrompida pela realização da Fiagris 2009. O resultado do inquérito foi a realização de duas feiras em datas a designar de forma a compensar os feirantes da feira de Seia. O resultado do inquérito já foi comunicado a Câmara Municipal de Seia.

No município de Mangualde a Associação de Feirantes apresentou uma proposta para baixar o preço da feira e esta aguarda a resposta da Câmara Municipal de Mangualde.

No município de Penalva do Castelo, depois da reunião permanece um impasse pois a Câmara Municipal de Penalva do Castelo não exerce a sua principal função como entidade gestora que é de manter o boa organização e ordem na feira e como tal tudo continua no impasse .

Delfim Almeida

 

publicado por afeirantesdasbeiras às 11:02

04
Mai 09

A Associação de Feirantes das Beiras reuniu com Exmo Sr Presidente da Câmara Municipal de São Pedro do Sul para encontrar soluções para os problemas surgidos nas Feiras ( velha - nova) de São Pedro do Sul e do encontro saíram boas decisões para o futuro dos feirantes que realizam as feiras de São Pedro do Sul a saber:

1- Um novo espaço para as feiras próximo do actual e propriedade da Câmara Municipal de São Pedro do Sul e com condições para se adoptar a nova lei 42/2008 .

2- Redução em 50% do valor do terrado no ano de 2009 para os feirantes prejudicados com as mudanças obrigatórias desde dia 20 de Abril 2009 por os proprietário do terreno de parte da feira os ter impedido de realizar ai a feira. Quem já pagou o ano todo terá a redução em 2010 quem ainda não pagou o ano todo terá a redução ainda em 2009.

3- Estudo para a realização de uma feira em data anunciar de forma a não prejudicar os feirantes que sofreram com o problema do terreno e da impossibilidade de realizar a feira do dia 20/04/2009 e seguintes no local habitual.

Pelo que acabamos de expor valeu a pena lutar-mos pelo direitos dos feirantes que de forma abrupta no dia 20/04/2009 se viram impedidos por um particular de realizar a feira e assim foram prejudicados.

Para aqueles críticos habituais que normalmente só olham para o seu umbigo aqui fica demonstrada a força do movimento associativo e em particular da Associação de Feirantes das Beiras.

Delfim Almeida

publicado por afeirantesdasbeiras às 22:06

A Câmara Municipal de Arganil, tomou uma posição sensata e anulou os aumentos dos terrados na feira de Arganil e voltou aos preços de 2007.

Os protestos da Associação de Feirantes das Beiras levou a tomada de posição de voltar com o preço para os valores antigo e esquecer os aumentos.

É sempre tempo de se reconhecer que se errou e a Câmara municipal de Arganil esteve bem ao reconhecer o momento difícil porque as feiras e os feiras atravessam e revogar os aumentos, mantendo os valores de 2007.

Delfim Almeida

publicado por afeirantesdasbeiras às 11:26

25
Fev 09

        A feira de Viseu realizou-se no dia 24 de Fevereiro - dia de Carnaval - a pedido da Associação de Feirantes das Beiras e ao qual a Câmara Municipal de Viseu deu uma resposta positiva e foi um sucesso.

       O sucesso da feira de Viseu no dia de Carnaval foi a presença na feira de  largas centenas de pessoas que habitualmente não a visitam porque normalmente as terças-feiras estão a trabalhar.

       São gestos como estes que ajudam a recuperar novos clientes para a feiras porque o modelo tradicional da feira em que o seu principal cliente é o reformado ao agricultor que pode num dia normal de trabalho deixar o seu trabalho e ocupação para ir a feira em centros urbanos como Viseu começa a estar gasto e só feiras fora da rotina habitual como esta do dia de Carnaval permitiram a a recuperação da feira de Viseu e de outras.

       Precisamos de mais feiras fora da rotina habitual de forma a captar mais clientes para as feiras.

 

publicado por afeirantesdasbeiras às 11:26

23
Fev 09

A Associação de Feirantes das Beiras no cumprimento no artigo 21 da lei 42/2008 de 10 Março, emitiu pareceres positivos ao regulamentos de feiras dos seguintes municipios Aveiro, Oliveira do Hospital, Castelo de Paiva, Alvaiazere e Vila Velha de Rodão. Sendo de  destacar que no caso particular de Aveiro é o segundo parecer pois o primeiro foi negativo.

Este processo que está a decorrer muito lento pois ainda só nos foram solicitados cerca de 10% dos pareceres.

Existe uma clara melhoria dos ultimos regulamentos ao nivel do cumprimento da nova lei a 42/2008 mas penso que as camara municipais estão a exagerar ao mexer por são obrigadas nos regulamentos mexem também nas taxas o que penso com a crise que estamos a atravessar é um contra senso, alguém tem que por travão as camaras municipais.

Não efectuam qualquer melhoria nas feiras mas aumentam as taxas.

Assim não pode ser.

 

Delfim Almeida - A.F.B.

publicado por afeirantesdasbeiras às 11:01

Novembro 2015
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

subscrever feeds
arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO