Um espaço de informação para os FEIRANTES das Beiras

25
Fev 08

A Federação Nacional das Associações de Feirantes (FNAF) reuniu-se hoje com o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, para dar conta da insegurança que envolve os ourives que vendem ouro nas feiras, actividade que tem muita tradição no país, principalmente no Norte e Centro.

Segundo a FNAF, a grande maioria destes vendedores ambulantes já foi assaltada durante a deslocação.

No final da reunião, a advogada da FNAF, Carla Madeira, disse à Lusa que o ministro da Administração Interna se comprometeu em elaborar um manual de boas práticas para ser distribuído junto dos ourives

O manual - segundo Carla Madeira - integrará normas e conselhos que devem ser seguidos por estes profissionais.

Ter o número da polícia sempre presente, não fazer diariamente o mesmo percurso, vigiar as cargas e as descargas e como reagir perante determinada situação são alguns dos conselhos presentes no manual.

Além do manual, Rui Pereira também adiantou aos responsáveis da federação que os polícias do Norte e das Beiras, zonas mais afectadas, vão estar «mais próximos» dos ourives.

A advogada da FNAF sublinhou que «o reforço policial» passa pela troca de informação e por uma maior interacção. As forças policiais vão também passar a conhecer os ourives que vendem ouro nas feiras, disse, sublinhando que estas medidas vão ser concretizadas brevemente.

Os responsáveis pela FNAF mostraram-se satisfeitos com os resultados da reunião.

A FNAF está preocupada com o que considera uma «onda» de assaltos que tem vitimado os ourives que vendem ouro nas feiras, situação que está a levar muitos destes profissionais a abandonar a actividade ou a dedicarem-se à venda de outros produtos nas feiras, segundo o presidente da federação, Fernando Sá.

Segundo o dirigente, os assaltos ocorrem sobretudo ao início da manhã, por volta das seis horas, quando estão a dirigir-se para as feiras ou na viagem de regresso, sendo poucos os roubos que acontecem durante os mercados.

Lusa/SOL

publicado por afeirantesdasbeiras às 22:41

Fevereiro 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
26
27
29


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO